Sexta-feira, 18 de Julho de 2008

ADN CULTURAL

Deus, Pátria e Familia, Fado, Fátima e Futebol, eram frases feitas que me habituei a ler e ouvir enquanto criança . Sim porque televisão, tinha horários limitados de emissão e durantes muitas horas, mais não tinha que, mira técnica e música sinfónica.

Eram outros os tempos, cheios de censura e limitados a um espaço continental, periférico e sem abertura para o exterior. Havia frases acertivas, de um homem que embora timoneiro de um Estado Novo fascizante, tinha algumas tiradas de génio, comtemplativas dos Feitos de Outrora.

"Portugal só foi grande quando olhou o Mar", foi uma delas, que tem a sua razão de ser. Visto de outra maneira, procurando no nosso passado enquanto povo, com quem aprendemos a navegar?

Não seria antes a vontade de regresso dos que por cá chegaram, em gerações passadas, que nos levou a essa epopeia? O fascínio pelo elementos naturais da terra está no código genético de cada um.

Tal como as grandes migrações do reino animal, na luta pela sobrevivência e preservação da espécie, acredito sériamente que o apelo ao mar é ainda um fascínio e barreira transponivel. O desejo de partir faz a diferênça no prazer da chegada. Partir por querer é diferente de sair por necessidade. Aventureiros sim, navegadores há força de acreditar nos sonhos de outros mais viajados e cultos.

Ontem e hoje as motivações mantem-se, poder, riqueza, desafio, aventura, adrenalina, opulência, volupia, fé, amor, promessas, tudo com conta peso e medida conduzem a grandes façanhas.

O homem sonha e a obra nasce, o mundo pula e avança, pensamentos de uma revolução idolatrada em cravos vermelhos, que não deixou morrer a necessidade de liberdade.

Somos diferentes com  uma mesma raiz ancestral, fruto de aculturações sem fim. Preocupado com os desafios de mais uma revolução de valores, regresso aos principios de respeito pela natureza e satisfação das necessidades básicas.

Educar e ser mestre são desígnios que assumo, para que a hipoteca da nossa geração não descambe numa desordem e anarquia.

Consumir é palavra de ordem, mas a sustentabilidade de uma sociedade, com essa ambição, só pode mesmo criar mais pobreza e alienação de valores culturais.

Formação e educação, estão na moda, todavia, parece-me que ainda é dificil, formatar o ser humano, de forma a que cada um tenha que fazer o que é preciso e não o que gosta.

Essa para mim a grande diferença entre a, vontade e necessidade, liberdade e obrigação.

O dinheiro de plástico ainda não faz o trabalho sózinho.

A dependência da sociedade, a crise energética obrigam ao sedentarismo, ficar refém do que é feito por outros, comer enlatados e comida da moda, ouvir e ver as tendências comerciais, no fundo a ser normalizado, para contar apenas como um número e para as estatisticas.

Os diferentes estados culturais e de valores das sociedades, levam a que não se dê por vezes o devido valor ao essencial, viver com dignidade respeitando todas as diferenças que nos rodeiam.


O que se viu na caixinha mágica, há umas décadas atrás, pelas Américas, tiroteios e espancamentos, ocorre hoje às portas de uma capital multi-étnica e tolerante.

Africanos e ciganos certamente têm ADN´s culturais diferentes, acredito mesmo que este episódio seja uma excepção, mas por amor a um Deus qualquer, adaptem-se ao país em que todos vivemos.

Seja qual for a nossa ORIGEM, partilhamos o mesmo espaço.

 

 

 

sinto-me:
publicado por Manuel da Fonseca às 15:40
link do post | comentar | favorito
|

.Curiosidades

.pesquisar

 

.Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Novidades Fresquinhas

. Entendimento na verdade d...

. Pensado no passado...

. Descansar o Espirito

. Amante dos Nossos Filhos

. Lembrei-me de ti

. Pensar "Sem Maldade"

. Quanto custa a Liberdade?

. Formas de prazer

. Caminho de Pedras

. Não desperdiçar o que a v...

.arquivos

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. Submarino Azul, "Porque S...

.Escreva

. participe neste blog

blogs SAPO

.subscrever feeds